terça-feira, 22 de abril de 2008

Livros Indispensáveis ( Economia ) 1

O Mito do Desenvolvimento Econômico
Celso Furtado

O que impressiona em Celso Furtado é sua forma original de perscrutar as noções relacionadas com o processo de desenvolvimento, procurando entender, com base em método histórico-estruturalista, a gênese da formação do subdesenvolvimento. Nesse sentido, é importante reconhecer o fato de que Furtado oferece uma contribuição intelectual singular à análise do fenômeno do progresso, detendo-se não só nos seus aspectos econômicos, mas também nos sociais, culturais e políticos.

Teoria Microeconômica I, II, III e IV
Mário Henrique Simonsen

Existem dois tipos de economistas: Os que sabem muita matemática e os que sabem matemática além de nossa imaginação de pobres mortais. Simonsen estava no segundo grupo.
"Simonsen tinha a preocupação de compreender a realidade e fatos objetivos da economia, diferente da maioria dos economistas com formação matemática, que em geral procuram na economia fonte de inspiração para a formulação de teoremas irrelevantes para o mundo real. Ademais, na tradição dos grandes economistas, ele estava sobretudo interessado nas implicações de política econômica que podiam ser derivadas da teoria econômica. " (Fernando de Holanda)

2 comentários:

Arthur disse...

Sou um analista de sistemas que vai começar o primeiro período de Economia! Vou apostar em você, hein!
Valeu pela dica!

Renato Couto disse...

Arthur: São clássicos, o Simonsen é um "manual" de Micro - pesado na matemática, não indicado para iniciantes e o do Furtado de dará uma boa noção de sua teoria do (nosso) subdesenvolvimento...postei isso em 2008 e de lá para cá recomendaria também: Chutando a Escada (Chang), O Enigma do Capital (Harvey) e Estabilizando uma Economia Instável (Minsky). Os dois primeiros leituras fáceis, entretanto essenciais, o último vai requerer um pouco mais de "musculatura no economês", que virá com o tempo. Boa Sorte!