domingo, 12 de junho de 2011

Guevara, Quadrinhos e eu

Link
Sempre um fã dos quadrinhos, faço este post (principalmente) para aclamar uma obra-prima: Che – Os Últimos dias de um Herói, com roteiro de Héctor Oestherheld e arte de Alberto e Enrique Breccia. Andando pelos sebos do Rio de Janeiro, deparei com este álbum, uma HQ publicada na Argentina três meses após a morte de Guevara e republicada pela Conrad em 2008. Encontrei uma HQ tão desconcertante (embora totalmente parcial a causa guerrilheira), que os militares argentinos (da época) não perdoaram, acabando por matar não só o roteirista , como também suas filhas. Da família, sobraram apenas a esposa e um neto. ¨Demos um sumiço nele por ter feito a mais bela história de Che que já foi escrita¨, disse um militar argentino, no melhor (ou pior?) estilo natcht und nebel erlass (decreto da noite e névoa), de Hitler, ao estipular detenções secretas e sumiços...

Lembrei então de meu amigo Fialho, prometendo uma passada em sua casa para emprestar o dito álbum. Um assunto puxa o outro e relembramos nosso tempo de quadrinhos. Ele perguntou se eu ainda tinha algum exemplar da revista MURO, com nossos desenhos. Revirei, revirei, mas infelizmente não achei, somente um exemplar de outra : Art&Manha, revista feita por e para estudantes universitários e secundaristas do Rio, onde meu primo Raul brilhava, tendo Fialho e eu como meros coadjuvantes (Ah!Eu sou rencomotta, autor do desenho aí embaixo, inspirado em texto de Gil Vicente). Este nº 6 foi financiado por um projeto da FUNARTE, de apoio ao quadrinho estudantil, em 1980 (acho)...


*clica no desenho (que ele aumenta) e leia os balões...

1- O que procura?

2-Meu nome é Todo Mundo e passo o meu tempo todo a procurar dinheiro.

3-Pois meu nome é Ninguém e passo todo o meu tempo a procurar a consciência.

4-Esta é boa! Todo o Mundo procura dinheiro e Ninguém a consciência!

5-Ninguém: "Eu nunca minto..."

Todo o Mundo:"Saco..."

3 comentários:

Halem Souza disse...

Renato, sabia que você era fã; nem imaginava, entretanto, que também publicava trabalhos no campo da "banda desenhada" (como dizem os portugueses). Achei bom.

Quanto a Che – Os Últimos dias de um Herói, não conheço, mas fiquei chocado com a reação brutal da ditadura argentina. Isso sim é que é horror.

Um abraço.

Frederico Matias Bacic disse...

Parabéns pelo trabalho, ótimo blog, título e conteúdo.
Tenho um blog voltado para economia seq uiser acesse economidiando.blogspot.com , se me der a liberdade gostaria de divulgar o seu trabalho lá. Se puder me escreva f.bacic@gmail.com

Abs

Prof Toni disse...

Faz mais ou menos um mês que dei esse livro em quadrinhos para o meu filho, ele adorou!