terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Por que sou ATEU ?

Cartaz do filme
A Última Tentação de Cristo
(Scorsese, 1988)

"O verdadeiro devoto tem de superar o difícil caminho entre o precipício da ausência de Deus e o pântano da superstição."(Plutarco - 66-120)

"Perguntaram um dia a alguém se havia ateus verdadeiros. Você acredita, respondeu ele, que haja cristãos verdadeiros?"(Denis Diderot - 1713-1784)

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento. Entre elas, o fato de que eles nunca aparecem."(Pitágoras - 485-411. In: 'Cadernos')

"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores."(Bruce Calvert)

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião."(Thomas Hobbes. In: 'Leviatã' - 1651)

"Os nomes e o ministério dos anjos são visivelmente tirados dos magos. A palavra Satã vem do persa. A criação do mundo em seis dias está a tal ponto relacionada com a criação, que os antigos magos dizem ter sido feitas em seis gahambars (tempos), que de fato parece terem os hebreus extraído grande parte de seus dogmas desses mesmos magos, como com eles aprenderam a escrita, quando foram escravos na Pérsia."(Voltaire - 1694-1778. In: 'Deus e os Homens')

"Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque você escutou. Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque foi dito e fofocado por muitos. Não acredite em qualquer coisa simplesmente porque foi encontrado escrito em seus livros religiosos. Não acredite em qualquer coisa meramente na autoridade de seus professores e anciãos. Não acredite em tradições porque elas foram passadas abaixo por gerações. Mas após observação e análise, quando você descobre que qualquer coisa concorda com a razão e é condutivo ao bem e benefício de um e todos, então aceite e viva para isso."(Siddartha Gautama, o Buda - 563-480)

"Foi o homem quem criou Deus, o homem colocado em condições de existência determinadas. A religião é uma certa maneira pela qual o mundo se reflete na consciência do homem. E se, enquanto reflexo, é um reflexo absurdo, isso se dá porque o mundo que é refletido é, ele mesmo, absurdo."(Georges Politzer - 1903-1942. In: 'A Filosofia e os mitos')

"O Pentateuco é o único documento antigo em que se vê uma lei expressa mandando imolar homens, mandamentos expressos de matar em nome do Senhor."(Voltaire - 1694-1778. In: 'Deus e os Homens')

"Quando os missionários chegaram pela primeira vez na nossa terra, eles tinham as Bíblias e nós tínhamos a terra. Cinqüenta anos depois, nós tínhamos as Bíblias e eles tinham a terra." (Jomo Kenyatta, 1º Presidente do Quênia após a independência)

"O cosmo fala por meio de padrões."(Heráclito de Éfeso - 540-480)

"Todas as grandes verdades começam como blasfêmias."(Bernard Shaw - 1856-1950)

"Se existisse um Deus bondoso e todo-poderoso, teria feito exclusivamente o bem."(Mark Twain)

"Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião."(Abraham Lincoln - 1809-1865)

"Em todos os tempos, os homens acreditaram que podiam aplacar os deuses por meio de oferendas, já que muitas vezes aplaca-se a cólera dos homens dando-lhes presentes e que sempre fizemos Deus à nossa imagem. Presentear Deus com o sangue de nossos inimigos - nada mais simples. Nós os odiamos, logo imaginamos que nosso Deus também os odeia. Assim, o papa Inocêncio III acreditou fazer piedosíssima ação ao oferecer o sangue dos albigenses a Jesus Cristo."(Voltaire - 1694-1778. In: 'Deus e os Homens')

"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente."(Carl Sagan - 1934-1996)

"Desde que o universo tenha um começo, podemos supor que ele teve um criador. Mas se o universo é completamente auto-contido, não tendo fronteiras ou bordas, ele não seria nem criado nem destruído… Ele simplesmente seria.Que lugar há, então, para um criador?"(Stephen W. Hawking, físico inglês)

Como escrevi em horas de vã interrogação metafísica, há uns bons quinze anos, Deus é o silêncio do universo e o homem o grito que dá sentido a esse silêncio."(José Saramago. In: 'Deus e Ratzinger'. Texto publicado em 'O caderno')

"Deus, Satã, Paraíso e Inferno, todos desapareceram um dia nos meus quinze anos, quando abruptamente perdi minha fé […] e além disso, para provar meu ateísmo recém-descoberto, comprei um sanduíche de presunto, e então partilhei pela primeira vez a proibida carne do suíno. Nenhum raio caiu em mim. […] Desde esse dia até hoje eu me considero uma pessoa completamente secular."(Salman Rushdie, In: 'Em Deus Nós Confiamos')


"Como pensar que as idéias religiosas são essencialmente moralizadoras, quando se vê que a história dos povos cristãos é tecida de guerras, massacres e suplícios?"(Anatole France - 1844-1924. In: 'O anel de Ametista')

“Quando tinha 10 anos fiz a primeira comunhão. A professora de catecismo dizia que não pode morder a hóstia, porque um menino na França tinha mordido a hóstia e tinha saído sangue pela boca. Fiquei com aquilo na cabeça. Na primeira comunhão eu não tive coragem, mas, uma semana depois, um tio fez bodas de prata e teve uma missa. Aí fui lá receber a hóstia, voltei para o meu lugar e mastiguei. Não saiu nada e eu virei ateu naquele momento. A partir daí, sempre que ouvia as aulas de religião no colégio pensava que aquilo podia ser mentira. E quando você começa a fazer isso com religião é devastador, porque é uma questão de fé, religião não admite racionalidade.”
(Drauzio Varella)

“Se pelo menos deus me desse um sinal! Algo como fazer um depósito gigantesco em meu nome num banco suíço.”
(Woody Allen)

“As religiões são como pirilampos: só brilham na escuridão.”
(Sebástien Faure)

“Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro.”
(José Saramago)

“Eu ainda digo que se uma igreja tem um pára-raios no telhado é por falta de confiança.”
(Doug McLeod)

7 comentários:

Jens disse...

Oi Renato.
Oi Renato.
Aos 16 anos li Porque Não Sou Cristão, de lord Bertrand Russel, e virei ateu. Dois anos depois, incomodado com esta situação, me encarei, refleti e por fim decidi: acredito em Deus. Nunca mais abandonei o reino do Senhor. O ateísmo exige uma dose vitaminada de racionalidade. Mas comigo "a anatomia ficou louca; sou todo coração".
***
Literariamente magistral a primeira observação do Saramago.

Um abraço.

Prof Toni disse...

Sensacional a coletânea! Lembrei-me de um frase do Juca Kfouri, mais ou menos assim: "quando disse que era ateu meu pai me corrigiu: só os sábios são ateus, você, como é muito ignorante, é agnóstico apenas!"

Anônimo disse...

Acrescento, então, mais uma de Bernard Shaw> " o Cristianismo até poderia ser bom se alguém tentasse praticá-lo".

Mas, mesmo sendo ateu, tem uma do Millôr Fernandes que eu adoro (cito de memória, não sei se são exatamente essas palavras):"o sujeito só é verdadeiramente ateu quando está muito bem de saúde", hehehe...

Um abraço.

Marcelo F. Carvalho disse...

“Eu ainda digo que se uma igreja tem um pára-raios no telhado é por falta de confiança.” Ahahaha, expetacular!
________________________
Abraço forte!

Jens disse...

Sensacional, o Millôr...

Lu_MCordeiro disse...

Oi,Renato,
Te achei no blog do Jeans.Qdo vi o título deste post pensei:esse deve ser dos meus! E vim correndo conferir.Adorei as citações:absolutamente admiráveis porque baseadas na racionalidade.Tenho uma que sempre apresento aos crédulos:"Se vc acredita em deus,paraíso e outros dogmas,pq tem tanto medo de morrer? Deveria desejar bater-as-botas rapidinho para poder desfrutar das delícias do céu e abandonar esse mundinho de lutas". Qto ao Millor:errou.Tive um infarte que quase me levou pro mundo dos pés-juntos e nem por um instante pensei em deuses,mas nas praias que eu não queria perder...hehehe.
Ainda volto aqui!
Bjsss

Vais disse...

Olá Renato,
muito boa mesmo esta relação de citações, sensasional.
Não sou atéia nem atôa,eheh, mas nestes últimos tempos tenho uma estranheza martelando, pode ser por aqui,
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores."(Bruce Calvert)
A do Stephen W. Hawking, ..."Que lugar há, então, para um criador?"
A do Anatole France
Todas
Esta fecha bem demais
“Eu ainda digo que se uma igreja tem um pára-raios no telhado é por falta de confiança.”
(Doug McLeod)

Ótima postagem
abraço